domingo, 27 de maio de 2007

Ideologia do concurso

No momento estou vivendo a época mais utópica do meu curso, (a propósito pra quem não sabe é Direito) o segundo período.

Contra as nomeações sem concurso, a política e a vitaliciedade dos ministros do supremo, abaixo as leis antiquadas e fora de uso, a tentativa de se acabar com o direito de greve de algumas categorias e viva a hermenêutica como forma de se buscar sempre a justiça e a igualdade nas decisões judiciais, viva Beccaria, Montesquieu e tantos outros que contribuíram para a humanidade e para o Direito.

Nada contra esses princípios e idéias, é tudo muito bonito, partiram e tem força em mentes brilhantes, porém eu me pergunto até onde isso pode me levar?

É consenso entre estudantes mais avançados no curso que, logo esqueceremos boa parte disso para dar lugar a nossa ambição, afinal é isso que a sociedade nos cobra a busca do poder, e consequentemente do dinheiro.

Muitos lutaram toda uma vida, morreram, e o país continua (e vai continuar) com essa corrupção terrível, boa parte vinda da classe dos advogados e sua premissa de que “o direito está sempre do seu lado” se não tiver, nada que uma verba não resolva.

No momento aproveito para me deleitar de filosofia pura, sociologia e discussões acaloradas com meus companheiros (de martírio?) e, claro, sem me esquecer dos concursos que, mesmo não gostando sou obrigado a fazê-los, talvez me torne mais um burocrata do estado, mas tenho que concordar com uma frase muito repetida atualmente: “em terra de desempregado, quem é concursado é rei” afinal, não se pode duvidar da sabedoria popular.

3 comentários:

Laurismar disse...

falou bonito rapaz...
gostei de ver...ieh isso aee mermu,talvez vc torne-se somente mais um....
ou naum!!
i axei massa o jeito q encerrou,pq realmente...n se pode duvidar da sabedoria popular...hehehehe
=]...abraço!!!

Samuel Leite disse...

Gostei do que você disse, e tambem compartilho da mesma apinião que você ate porque mesmo começando ainda meu curso posso ver algumas coisas que posso afirmar que é verdade!!! Todo dia vemos nos jornais a vergonha que o poder judiciario do nosso país esta se tornando, logo aquele que deveria nos dar a certeza de segurança juridica e de punição a aqueles que desrespeitam a lei. Mais com grande tristeza vemos que nossa classe ( ou futura ) nao esta dando o exemplo correto para as proximas gerações!! Na minha opinião o erro começa em casa quando pais incentivam seus filhos a escolherem a carreira juridica pelo dinheiro, quando na verdade a escolha desta profissao deve vir de uma conscientizaçao e certeza de que defender os interesses do pais, da comunidade e principalmente de liberdade são atitudes certas a serem tomadas!! As vezes quando vou dormir me faço uma pergunta que axo que muitos estudantes de direito se fazem: Quando me formar e entrar efetivamente para o mundo juridico vou conseguir manter minha dignidade e me manter longe da corrupçao??? Porque como todos hoje sabem o justo e o honesto parece ser o errado!!! Mais ta ai meu pequeno comentario ( o que nao deixa na verdade de ser tambem um protesto as autoridades do pais e um complemento ao texto do nosso amigo Lucas ).

Lucas Ranyel disse...

Primeiro gostaria de dizer que não vou responder no seu orkut pq não quero descentralizar as discussões, segundo gostaria de lhe informar que caso tenha algum artigo escrito ou queira escrever algo, se quizer me passe que eu publico aqui, com os devidos créditos. Sobre o seu minitexto bem interessante ele. Sócrates disse uma vez: "Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade"